O mercado de barcos, seja de lanchas, catamarãs ou veleiros, tem crescido assustadoramente no Brasil. O interessante desse crescimento é que, grande parte se dá justamente no interior do país, nos grandes lagos e rios. Temos visto uma crescente indústria que não se limita apenas à produção de novas tecnologias ou embarcações, mas sim de eventos náuticos que se espalham pelo país.
A REFENO (Regata Recife-Fernando de Noronha) é grande exemplo disso: mais de 100 embarcações inscritas e cerca de 1000 tripulantes, fora os profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com o evento. Ainda poderíamos destacar o público que se aglomerou no Marco Zero na cidade de Recife-PE.
Além da indústria, cabe destacar também uma gama de profissionais de bordo e de terra que necessita-se urgentemente para cobrir esta lacuna da falta dos mesmos. Precisamos de centros de formação de formação de profissionais destinados a este mercado que tende a crescer a cada dia mais.
O Blog "Barcos e Velas" na realidade é o irmão mais novo do blog "Portos e navios em Pernambuco" que fez a cobertura da XX REFENO e já atua há algum tempo no meio náutico, só que com embarcações de grande porte. Nascemos com a proposta de atuar nesse segmento que acreditamos poder dar nossa contribuição para o seu desenvolvimento. Nascemos e surgimos inicialmente para a cena pernambucana, mas acreditamos em breve poder atender outras regiões. Desenvolver a área náutica com informações pertinentes a mesma; informar nossos internautas sobre o que acontece a bordo de barcos e velas é a nossa proposta. Queremos que o segmento náutico cresça e se desenvolva e, se pudermos dar uma pequena colaboração para isso, já teremos cumprido nossa missão. Milvo Rossarola - Web Blogger